quinta-feira, 21 de abril de 2011

Neida Rocha é a patrona da 27.ª Feira do Livro

Na noite de 18 de abril, em votação aberta, Neida Rocha foi à escolhida, com seis votos, como a patrona da 27.ª Feira do Livro de Canoas. A eleição aconteceu no auditório da Biblioteca Pública João Palma da Silva, com a presença da Secretaria Municipal de Cultura e representantes de onze entidades votantes: Associação dos Amigos da Biblioteca Pública Municipal (Abip), Associação Canoense de Escritores (Ace), Biblioteca Simões Lopes Neto, Associação Centro de Artes Guajuviras, Associação Amigos da Fundação Cultural de Canoas (ASCAN), Sindicato dos Professores Municipais de Canoas (Simprocan), Livreiros, Associações dos Moradores da Praia do Paquetá, Secretaria Municipal de Educação, Biblioteca Comunitária Cecília Meireles e Casa do Poeta. Outros três concorriam ao título de patrono: Jairo Luiz de Souza, Maria Luci Cardoso Leite, e Roberto Pires de Rodrigues.

O diretor de Cidadania Cultural, Luis Antônio Inda, conduziu a cerimônia e apresentou para o público presente um breve histórico sobre a Feira do livro canoense. Abordou a estrutura, funcionamento, dados das vendas dos livros, atividades desenvolvidas durante a Feira, escritores convidados e demais acontecimentos relacionados na programação do evento.

Neida garantiu estar presente em todos os momentos possíveis do evento e desenvolver seu trabalho de contaçao de histórias para o público infantil. A escritora ainda informou que oferecerá aos professores do município uma oficina de conhecimentos da literatura e escritores canoenses. Em seu discurso, Neida lembrou que mesmo com o avanço da tecnologia, das facilidades da internet, os livros não deverão nunca ser esquecidos, “o livro é insubstituível”.

Com o slogan “Quem lê, vai longe!”, a 27.ª Feira do Livro acontecerá entre os dias 04 a 19 de junho, na Praça da Bandeira e no Calçadão. Este ano o tema literário será o escritor gaúcho Moacyr Scliar, a cidade homenageada será Gramado e o escritor homenageado será Luiz Coronel.

Neida Rocha

Natural de Canoas, Nascida em 1954, e filha de José Lopes da Rocha e Tereza da Costa Rocha, Neida tem 10 publicações individuais e participa em 69 coletâneas. Sua trajetória confunde-se entre a produção literária e a atuação em torno da organização e promoção da atividade literária, enquanto classe. Foi fundadora Sociedade Escritores Blumenau (2005/2006) e vice presidente do Conselho Municipal de Cultura de Blumenau (2007), além de ser membro de várias entidades de expressão ligadas à literatura no RS, particularmente em Canoas, e em SC. Graduada e pós-graduada em letras, após os 50 anos, em 2007 retornou a Canoas e alterou seu nome literário (Neida Wobeto).
Em 2009, organizou o Catálogo: Escritores Canoenses. Foi delegada Região Sul (II Conferência Nacional de Cultura). Em 2010, distribuiu gratuitamente o livro infantil Danilo, sua Mochila e seus Amigos (Português/Espanhol), às escolas públicas de Canoas. Em 2011, recebeu o Prêmio Picucha Milanez. É coordenadora Núcleo Canoas/RS da União Brasileira Escritores (UBE). Promove Oficinas Literárias, Palestras e Contação de Histórias.
Outras publicações: Contronicas (2000, 1ª e 2ª edições), Senti (Mo) Mentos (2000), Sinto Muito Amor (2002), Danilo, Sua Mochila E Seus Amigos (2002/204), Minha Não Metade (2005), Efemérides (2007), Danilo, Su Mochila Y Sus Amigos (2010, 1ª e 2ª edições), Artigo Definido-Alternativa (2010).

Nenhum comentário:

Postar um comentário