segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Neida Rocha representou o Núcleo Canoas/RS da UBE

Na tarde da última sexta-feira, 21 de janeiro, o prefeito Jairo Jorge sancionou três leis que qualificam ainda mais as políticas de cultura no município de Canoas. O conjunto de leis, de número 5.574, 5.575 e 5.576, cria quatro bibliotecas municipais, localizadas nos quadrantes noroeste, nordeste, sudeste e sudoeste, isenta da taxa de fiscalização de atividades os clubes, associações, entidades de classe, carnavalescas, fundações, sindicatos e entidades assistenciais e culturais, sem fins econômicos, e institui a Feira do Livro do município de Canoas, respectivamente.
O ato de assinatura reuniu o secretário de Cultura, Flavio Adonis, a secretária adjunta da pasta Maria Helena Guedes, o secretário de Relações Institucionais Mário Cardoso, o presidente da Câmara de Vereadores César Augusto Ribas Moreira (PRB) e o vereador Juarez Hoy (PDT), além de representantes das subprefeituras e entidades culturais da cidade. O titular da SMC caracterizou a sanção como mais uma conquista. “Trata-se do poder público respeitando o acesso da população aos bens culturais e qualificando os espaços para que a população possa desfrutar”, descreveu Adonis.
Os vereadores Cesar Augusto e Juarez Hoy registraram a parceria entre o Legislativo e Executivo Municipal, mostrando um novo momento na cidade. “Trago o reconhecimento da Câmara ao prefeito Jairo Jorge, que está olhando 360º a nossa cidade”, declarou Hoy. Já Cesar garantiu que os projetos foram aprovados por unanimidade porque vão ao encontro da comunidade. As leis, que avançam ainda mais a construção de instrumentos e elementos que estimulam a cultura e a leitura na cidade, também desenvolvem uma importante descentralização – aspecto ressaltado na ocasião pelo secretário Mário Cardoso.
Ao assinar as três leis, o prefeito Jairo Jorge falou da importância de levar a cultura aos recantos de Canoas. “Estruturas descentralizadas, que levam informação, sabedoria, conhecimento e cultura, ajudam a formar cidadãos do futuro”, afirmou. Jairo também defendeu a manutenção da Feira do Livro de Canoas, que reuniu 380 mil pessoas no último ano, o que fica garantido com a sanção.
BIBLIOTECAS NOS BAIRROS
As bibliotecas, localizadas nas quatro regiões da cidade, possuem acervo de aproximadamente 2 mil obras cada, além de possibilitar o empréstimo ao leitor, que pode levar o livro para casa.
Recentemente a Câmara dos Vereadores aprovou projeto que consolida a criação das quatro bibliotecas, dando a elas denominação e estrutura jurídica para que possam participar de editais que possibilitem sua estruturação.
Conforme o secretário de Cultura, Flávio Adonis, já está prevista para breve a chegada de pelo menos 1,9 mil livros para cada uma das bibliotecas. “Algumas inclusive poderão ter seu espaço ampliado para acomodação do acervo e conforto do leitor”, falou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário